São poucos os japoneses cristãos, apenas uma minoria de 1%. Então, por que se comemora o Natal e ainda por cima com frango da rede Kentucky Fried Chicken ou KFC?
O Natal ocidental chegou ao Japão como um meio de globalização do povo. Presentes para os netos, filhos, pais ou namorados. Parece ser uma data romântica como Valentine’s, também importada. A véspera é uma data em que os motéis ficam lotados.
Já nos lares, comprar frango frito e bolo decorado com creme e morangos era chique. Pelo menos para aquela época. Mas, tornou-se tradição. Independente de ser o frango da KFC ou o bolo branco com morangos, a verdade é que as famílias encomendam delícias de origem europeia e americana para a data cristã.
Estima-se que cerca de 3,6 milhões de famílias ainda compram o frango assado ou frito da KFC. Um assado inteiro chamado de Premium, com recheio de queijo parmesão e cogumelos entre a pele e a carne custa 5.880 ienes. Segundo a história, a KFC entrou no Japão na década de 70. Em 1974 o então diretor de marketing criou uma campanha クリスマスはケンタッキー (Kurisumasu wa Kentakkii: Kentucky for Christmas) ou “Natal é Kentucky. Kentucky para o Natal”, sugerindo a compra dos frangos fritos. E a campanha foi um sucesso. Portanto, foi a KFC que criou essa tradição do frango na ceia natalina, em família.
Na mesma época, os japoneses estavam abertos para as novidades vindas de fora. Foi quando alguém teve a ideia de decorar o bolo com o creme chantily. Colocou uns morangos para dar um toque de luxo. Sim, morangos eram frutas luxuosas e, portanto, caras. Isso virou febre, ainda mais na era em que os lares já podiam ter geladeira. Mais tarde transformou-se em tradição, com um toque japonês.
Assim, no jantar natalino esses alimentos são imperdíveis. Não é à toa que as principais lojas de departamento ou de conveniência iniciam os pedidos já em outubro. Vendem milhões de bolos e tortas decoradas, hoje com vários sabores e formas.
As finas confeitarias das lojas de departamento têm como principais clientes vovós e mamães que fazem questão de partir o bolo em família e agradar seus netos e filhos.
Fontes: Business Insider e Gaijin Pot Fotos: KFC, Itoyocado, Takashimaya e Hotel Metropolitan