O governo japonês está considerando tornar um dia normal o feriado nacional de 23 de dezembro, o Aniversário do Imperador Akihito, após sua planejada abdicação em 30 de abril de 2019, disseram oficiais na quinta-feira (21).
Após o Príncipe Naruhito ascender ao trono em 1º de maio de 2019, o seu aniversário, 23 de fevereiro, será o novo feriado do Aniversário do Imperador.
O governo está contemplando tal possível mudança, visto que manter o feriado de 23 de dezembro após a sucessão imperial levantaria preocupações sobre dupla autoridade entre o antigo e o novo imperador.
A lei especial que permite ao Imperador Akihito abdicar inclui uma revisão na lei sobre feriados nacionais estipulando que o feriado do Aniversário do Imperador será mudado de 23 de dezembro para 23 de fevereiro. Contudo, não diz o que fazer com o dia 23 de dezembro após a abdicação.
Alguns oficiais do governo apontam a possibilidade de que manter 23 de dezembro como um feriado, ainda que com um nome diferente, pode ser visto como sugestão de autoridade dupla, visto que o imperador receberá o título de “joko” ou imperador aposentado, após a abdicação.
Fonte: Jiji Imagem: Wikimedia