A Coreia do Norte criticou o Japão e a Coreia do Sul por realizar ações coordenadas com os Estados Unidos para aumentar a pressão sobre o país.
O Comitê de Paz Ásia-Pacífico, uma organização sob o dominante Partido dos Trabalhadores do Norte, emitiu uma declaração de um porta-voz na segunda-feira (25).
A declaração reforçou a retórica hostil do país contra os Estados Unidos, chamando-o de inimigo mortal por seu papel nas mais recente resolução de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O país também criticou o Japão e a Coreia do Sul por nome, dizendo que a atitude compartilhada com os Estados Unidos vai aumentar a tensão e levar a uma guerra. O país frisou que as duas nações deveriam saber que estão cavando suas próprias sepulturas.
A declaração expressou forte descontentamento com a China e a Rússia por votar em favor da resolução, dizendo que eles vão se arrepender pelas suas decisões.
O jornal oficial do Norte, o Rodong Sinmun, emitiu na segunda-feira um comentário defendendo o que ele chamou de desenvolvimento espacial do país.
Na semana passada, o jornal disse que todo país tem o direito de desenvolver seu programa espacial. Afirmou-se que Pyongyang esteja lançando satélites no espaço sob a cobertura de testes de lançamento de mísseis balísticos de longo alcance.
Fonte e imagem: NHK