Enquanto tempestades de neve afetaram Hokkaido na terça-feira (26), danos a prédios e pessoas feridas por conta da forte ventania, além de graves efeitos sobre os sistemas de transporte continuaram em toda a região.
A Divisão de Gestão de Crise do Governo da Província de Hokkaido relatou que, a partir das 17h de terça-feira, o número de feridos totalizou 14 desde o dia anterior quando a perigosa condição climática iniciou, incluindo dois homens na cidade de Tomakomai que foram derrubados pelos fortes ventos e sofreram ferimentos graves como fraturas ósseas.
O número de casas que sofreu danos parciais, como em telhados e muros, totalizou pelo menos 60, enquanto no centro juvenil da cidade de Ebetsu, a forte ventania arrancou cerca de 220 metros quadrados de cobertura de metal de uma instalação com piscina interna e áreas de treinamento por volta das 14h25 de 25 dezembro. O centro fechou temporariamente no dia 26.
De acordo com a Hokkaido Railway Co. (JR Hokkaido), por volta das 11h45 de terça-feira, um trem específico que fazia a remoção de neve dos trilhos descarrilou na estação de Minami Wakannai na linha Soya, na cidade de Wakannai.
Segundo um representante da JR Hokkaido, o descarrilamento pode ter sido causado pela neve acumulada em uma travessia ferroviária, que elevou o arado acoplado na frente do trem quando ele passava.
Atualmente, a empresa ferroviária está investigando o incidente.
Fonte e imagem: Mainichi