A frente fria desta temporada vem castigando os residentes das regiões de Hokuriku e norte do Japão com a nevasca. O acúmulo da neve contínua tem provocado acidentes de trânsito, riscos de avalanches e muito suor para removê-la dos telhados e da frente da casa.
Mesmo sem flocos nas cidades, em Shizuoka o Monte Fuji coberto de neve se mostrou vermelho no amanhecer gelado. Em Gotemba a temperatura foi de -4,7ºC, em Hamamatsu -1,3ºC e em Mishima -2,7ºC.
Nas províncias de Hokuriku, a média de acúmulo de neve foi de 60cm, com menos em outros locais como Toyama (província homônima), que registrou 32cm. Já os de Tohoku há locais que ultrapassaram 1 metro de altura, chegando a 2,5m.
Na vila de Hionemata (Fukushima) as pessoas não tinham como abrir a porta. O acúmulo foi de 1,58m. Em Minamikami-cho (Gunma) também foi acima de 1m, chegando a 1,24m. Da mesma forma em Uonuma (Niigata), com 1,09m.
Em Sukayu, região montanhosa próxima a Hakkoda (Aomori), foi histórico para esta época do ano: 2,58m de altura.
É incomum para a época ficaram soterradas pela neve. Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, esse volume foi de 2 a 3 vezes maior do que o normal.
A AMJ alerta para a ventania nas províncias de Hokuriku, além da neve extensiva para Tohoku e Hokkaido nos próximos dias.
Na costa do Mar do Japão, a ventania prossegue até sexta-feira (29). Para saber sobre a previsão do tempo para o Ano Novo toque aqui.
Fontes e fotos: NHK, SBS e ANN