O presidente da Isetan Mitsukoshi Holdings Ltd, Toshihiko Sugie, indicou a intenção da operadora da grande loja de departamento fechar mais filiais locais que enfrentam dificuldades em razão das fracas vendas.
Em uma recente entrevista, Sugie também disse que a empresa cancelará planos de abrir uma então chamada loja no “estilo duty-free de aeroporto” visando os turistas do exterior no distrito de Shinjuku, em Tóquio. Tais lojas isentam os compradores de obrigações alfandegárias, imposto sobre consumo e imposto sobre cigarro e bebida alcoólica.
“É bem possível que as lojas locais da Isetan Mitsukoshi que continuarem com vendas fracas em razão do declínio populacional e outras razões sejam fechadas”, disse Sugie.
Algumas lojas regionais da Isetan Mitsukoshi estão operando com prejuízos. A empresa fechará sua loja em Matsudo (Chiba) em março.
No momento de tomar decisões sobre possíveis fechamentos de lojas, Sugie disse “Planejamos decidir uma direção dentro do corrente ano fiscal, com base em projetos de reconstrução apresentados por cada uma de nossas lojas”. A empresa então escolherá aquelas que seriam fechadas, após ver seus desempenhos sob os planos de recuperação no ano seguinte, sugeriu ele.
Mesmo assim, Sugie observou que uma decisão cuidadosa é necessária. “Não podemos fechar lojas facilmente à luz de relações com relevantes governos locais e empregos de nossos funcionários”.
O cancelamento da abertura de uma loja duty-free em Shinjuku ocorre enquanto o auge explosivo de compras – bakugai – principalmente entre os turistas chineses, está diminuindo, de acordo com Sugie.
“Uma loja que vende somente produtos não tem apoio dos consumidores em uma época quando seus interesses estão mudando para serviço orientados em experiências”, disse Sugie.
Enquanto isso, ele disse que uma loja duty-free similar inaugurada no distrito de Ginza, em Tóquio, no ano de 2016 continuará aberta até pelo menos 2020.
Fonte: Japan Times, Jiji Imagem: Wikimedia