Em relação ao pico registrado em 1970 o número de pessoas que completam 20 anos no Japão reduziu-se à metade. Em 1970 foram 2,46 milhões de jovens a completar a maioridade enquanto este ano o número caiu para 1,23 milhão, exatamente a metade.
As prefeituras de cada município providenciam o local para a cerimônia. Jovens se reúnem vestidos a caráter para comemorarem o ano em que se tornam maiores de idade.
Em Kitakyushu (Fukuoka) 7,8 mil pessoas dos 9.496 novos adultos compareceram à cerimônia. Ocorreu prisão no ano passado por conta da baderna. Este ano, a prefeitura liberou bebida alcoólica e tudo transcorreu normal. Teve até a turma da limpeza. Os belos quimonos não foram impedimentos para recolher o lixo do local.
Para entrar no local da cerimônia os 1.727 jovens tiveram que mostrar o conteúdo de suas bolsas, em Tsukuba (Ibaraki). Essa medida foi tomada porque no ano anterior alguns tentaram subir no palco durante a cerimônia e um deles foi preso em flagrante. Este ano o tempo da cerimônia foi reduzido à metade para evitar confusão.
Já a prefeitura de Sakahogi (Gifu) providenciou algo diferente para os novos adultos. Eles puderam sobrevoar a cidade de helicóptero.
Em Kamogawa (Chiba) os jovens receberam as congratulações no aquário. Depois posaram para fotos junto com o leão-marinho que sorri.
Fontes e fotos: Asahi e ANN