Turistas do mundo todo se deslocam até o local, só para apreciar e registrar os macacos-japoneses, os únicos da espécie do Planeta que adoram a neve e ‘onsen’ (águas termais). Que tal aproveitar que reside no Japão e fazer um passeio diferente? No meio da natureza poderá ver cenas que só são possíveis no Japão.
Esses primatas atraíram interesse internacional depois que um funcionário do parque Yaen tirou uma foto e a enviou para um concurso de fotografias da natureza nos Estados Unidos. Faturou o Grand Prix e ficou conhecida como snow monkey, em 2006. Desde então, o vilarejo nas montanhas passou a receber visitantes do Japão e do mundo.
Segundo informações de uma associação de turismo, 100% dos visitantes é para ver os macacos-japoneses.
Onde estão os macacos-japoneses da neve
O parque dos macacos-japoneses silvestres chamado de Jigokudani fica no norte da província de Nagano, no vale do rio Yokoyu.
Localizado a uma altura de 850 metros, praticamente ⅓ do ano é coberto de neve. Foi aberto para visitação desde 1964 e desde então vem recebendo estudiosos, cientistas e fotógrafos para verem os macacos selvagens vivendo nas matas cheias de neve e se banhando nas águas termais abundantes do local.
Só mais tarde passou a receber turistas, mesmo sob uma temperatura baixa. No pico do inverno a mínima pode chegar a -10ºC e o acúmulo de neve chega a 1 metro de altura, portanto, seria um ambiente severo para os primatas.
Macacos de Jigokudani
É preciso explicar que os macacos-japoneses vivem em quase todas as províncias, exceto em Okinawa. No entanto, são poucos os lugares onde é possível vê-los dentro da natureza. Este local em Nagano ficou famoso por ser possível observá-los de perto, no seu ambiente natural, livres, diferente de vê-los dentro de um zoológico.
Em Jigokudani, eles aparecem de dia em busca de comida fornecida por diversas instalações. Mas, vivem livremente dentro das florestas.
Segundo informações do local, eles só entram nas águas termais para se esquentarem durante o inverno. Deve ter sido a inteligência natural que os levaram a fazer isso. Em dias com temperaturas amenas ou no calor eles não buscam o banho de onsen. Por isso, o inverno é a melhor estação para observá-los bem de pertinho.
Por questão de higiene, não é permitida a entrada para se banhar junto com eles nas águas termais. Para desfrutar do onsen a recomendação é procurar um local adequado, pois existem vários.
Você pode aproveitar para se hospedar na região e desfrutar de momentos de relaxamento em um dos hotéis com águas termais ou ir até uma das várias estações de esqui nas proximidades.
Jigokudani Yaen Koen
- Horários: no inverno (novembro a março), das 9h às 16h. No restante do ano, das 8h30 às 17h
- Entradas: ¥800 (acima de 18 anos) e ¥400 (crianças e estudantes)
- Não se pode levar pets e nem levar alimentos para os macacos
- Acessos: de carro, trafegar pela via expressa Josin-Etsu, descer na IC Shinshu Nakano, percorrer 8Km pela rodovia 292 até ver a placa do local. De transporte coletivo, da estação de Nagano, tomar um trem local até a estação Yudanaka (38 min.) ou um ônibus com destino a Shiga Kogen e descer em Jigokudani Yaen Koen (34 min.)
- Endereço: toque aqui para abrir o mapa
- Web page em inglês: http://en.jigokudani-yaenkoen.co.jp/
- Confira fotos e vídeos no Facebook e Instagram
Fontes: ANN e divulgação Fotos: divulgação