Através da fusão, a Fujifilm visa realizar uma importante reforma estrutural (NHK/reprodução)
A Fujifilm Holdings Corp. disse na quarta-feira (31) que vai adquirir uma participação de 50,1% na Xerox Corp. dos Estados Unidos e fundir-se com sua subsidiária de copiadoras Fuji Xerox Co. com a meta de melhorar a rentabilidade em meio ao fraco ambiente de negócios na indústria copiadora.
Publicidade
A Fujifilm Holdings também disse que vai cortar 10 mil empregos na Fuji Xerox, sendo que mais da metade serão trabalhadores no exterior.
A fusão permitirá à Fujifilm “formular uma consistente estratégia global e de gerenciamento”, disse o presidente Shigetaka Komori em uma conferência de imprensa.
O nome da nova empresa será “Fuji Zerox” e a fusão poderá ocorrer no trimestre julho-setembro de 2018.
Atualmente, a empresa japonesa possui uma participação de 75% na Fuji Xerox com a Xerox Corp. detendo o restante. Como a Fujifilm vai adquirir as participações da Xerox ao usar o valor da empresa Fuji Xerox, ela não fará qualquer contribuição em capital.
Com a Xerox já listada no mercado financeiro de Nova York, a nova empresa tem o direito de se tornar uma companhia pública.
A Fujifilm, que já foi uma grande empresa de filme fotográfico, transferiu amplamente suas operações para equipamentos médicos e medicamentos enquanto o mercado de filme vem diminuindo com o surgimento de câmeras digitais.
A FujiXerox, um empreendimento conjunto com a Xerox, opera negócios de equipamento de escritório no Japão e em outros mercados asiáticos.
Contudo, com o amadurecimento do mercado, sua rentabilidade começou a diminuir com a Xerox afetada ainda mais em meio a um movimento sem papel em seus principais mercados na Europa nos Estados Unidos.
Fonte: Mainichi
Imagem: NHK