Uma escola pública de ensino fundamental no distrito de Ginza (Tóquio) decidiu adotar novos uniformes desenhados pela sofisticada marca italiana Armani, causando protestos de pais, os quais dizem que eles são muito caros, de acordo com o conselho da educação na quinta-feira (8).
A questão relativa ao conjunto de uniformes da Escola Pública Taimei, que custará 80 mil ienes cada, incluindo um chapéu e mochila, também foi mencionado por um partido da oposição durante uma sessão da Dieta no mesmo dia.
A escola disse que explicou a decisão em um folheto em novembro passado, dizendo que os novos uniformes refletiriam os arredores de prestígio da escola. Contudo, não citou qualquer valor.
Os uniformes em questão são vestimentas selecionadas da escola e os estudantes não são obrigados a usá-los, disse o conselho.
Contudo, vários casos de reclamações foram levantados pelos pais, os quais disseram que não houve explicações suficientes. Um deles disse, “Por que Armani?”, de acordo com o conselho.
Em uma reunião do Comitê do Orçamento da Câmara dos Representantes realizada na quinta-feira, Manabu Terada do Partido da Esperança endereçou a questão, dizendo que como se trata de uma escola pública de ensino fundamental “uma certa extensão (em relação ao peso financeiro sobre os pais) precisa ser considerada”.
Fonte: Mainichi, NHK Imagem: NHK