Para quem já vive no Japão há muito tempo pedir a sua numeração quando entra na loja de calçados é fácil. Porém, para quem chega do Brasil ou para quem costuma fazer compras pela internet, pode se deparar com números nunca visto antes.
A numeração dos calçados do Brasil é a mesma usada na Itália. Convém guardar essa tabela pois pode ser útil também no seu próximo destino de viagem, como passar uns dias no Havaí, por exemplo. Ou, para renovar os calçados na troca da estação, no Japão.
A numeração japonesa segue o padrão do tamanho dos pés medidos em centímetros. Por isso, é muito fácil encontrar um par de sapatos que calça direitinho. As tabelas de conversão foram divididas em calçados femininos e masculinos adultos, infantis e juvenis.
Ressalta-se que essa as tabelas de conversão são genéricas, pois além do comprimento dos pés há que se analisar a largura. Em geral, os japoneses e chineses que também usam a mesma tabela, têm os pés mais largos que os americanos.
A dica é válida para compra de calçados em qualquer lugar do mundo: o ideal é sempre provar, dar uma volta e ver se não tem nada pegando no pés.
Se estiver em loja online, verifique se ela aceita troca antes de finalizar a compra. Assim, se os calçados ficarem apertados ou largos poderá solicitar a troca.
Fotos: Pexels e MaxPixel