Em Hijiori, no vilarejo de Okura (Yamagata) esta nova frente fria trouxe mais neve que o normal. E o local bateu seu próprio recorde. Até as 11h desta terça-feira (13), o acúmulo era de 4,33 metros de neve. Superior aos 4,14 de 25 de fevereiro de 2013, a máxima até então.
Em contrapartida, o tão famoso Festival da Neve de Sapporo, cujo encerramento foi no feriado (12), aconteceram fatos inesperados. Desde o dia 10 a temperatura na cidade subiu e a comissão organizadora estava com dor de cabeça. Os termômetros da cidade marcavam temperatura positiva, chegando a 3,2ºC. Só a palavra soa bem, mas ela é altamente prejudicial para as estátuas de gelo e neve.
A tensão fez com que os integrantes passassem as estátuas gigantes em revista o tempo todo até o fim do Festival da Neve. Infelizmente, duas delas ficaram com suas estruturas comprometidas. Tiveram que ser destruídas para garantir a segurança dos visitantes, na véspera (11). E nesta terça-feira mais uma recebeu ação das retroescavadeiras.
“Que dó, tanto trabalho e tempo investido na obra de arte”, lamentou um turista de Yokohama (Kanagawa), ao ver os equipamentos pesados.
Com a frente fria, a partir da tarde desta terça-feira a temperatura chegou ao normal da época, informou a emissora de tevê local.
Fontes: JNN, ANN, Sankei e HBC TV Fotos: Sankei e ANN