Os pacotes de aletta (アレッタ) começaram a ser expedidos em Mie. É uma verdura com nome que tem sonoridade italiana, mas nasceu da empresa Nacos, da província de Mie. Desenvolvida entre o brócolis e a couve, a aletta é tão ou mais rica em nutrientes que seus primos.
Segundo a empresa desenvolvedora, cada 100 gramas da verdura tem 3.190ug de betacaroteno ou vitamina A, 266ug de retinol ou vitamina A1, 162mg de vitamina C e 297ug de vitamina K.
Aletta é verdura japonesa “made in Mie”
Ela foi criada em 2007, registrada no ministério, e produzida a partir de 2011. A colheita e expedição da aletta segue até abril.
Se você encontrá-la no supermercado, pode comprar. O sabor é bem parecido com a couve, com menos intensidade no amargo. Essa verdura pode ser consumida desde os caules, folhas às flores.
Segundo a empresa, ela pode ser consumida refogada, como tenpura, cozida, nos ensopados e no vapor. Para conservá-la na geladeira é preciso colocá-la em saco plástico.
Para congelar, a recomendação é dar uma pré-fervida, abrir as folhas e levá-las para dentro de um saquinho próprio para congelamento.
Fontes: divulgação e CBC TV Fotos: CBC TV