O Secretário do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Iwao Horii, tem uma extensa agenda entre os dias 23 deste mês a 1.º de março. Nesta sexta-feira (23) embarcou do Aeroporto de Haneda, com destino a São Paulo-SP, via Londres. Tanto em Londres quanto em São Paulo ele tem compromisso na Japan House. Só existem 3 delas no mundo, sendo uma delas em Los Angeles.
Nas duas casas, ele terá encontros políticos para intercâmbio de opiniões e fortalecimento das relações entre as duas partes.
Em São Paulo a Japan House foi inaugurada em maio do ano passado, como ponte entre os dois países. Em meio aos prédios de concreto e vidro na Avenida Paulista, a Japan House tem madeira na fachada, com projeto assinado pelo famoso arquiteto Kengo Kuma.
Ela tem mostras frequentes de artes, gastronomia, tecnologia e cultura do Japão. O governo japonês investiu algo em torno de 100 milhões de reais na construção da casa.
Doações para o Peru
No domingo (25), o representante japonês chega a Lima. Lá tem encontro com autoridades locais para aprofundamento das relações. Irá oferecer, sem custo, 6 caminhões de bombeiros e 4 ambulâncias de segunda mão, para Lima e Madre de Dios, equivalentes a 119 mil dólares americanos.
Em Manágua, na terça-feira (27) terá encontro com autoridades do governo para fortalecer ainda mais as relações bilaterais e a cooperação internacional.
Fonte: divulgação Foto: Flickr