Akihiro Yonashiro, 74, presidente da Associação do Network Okinawa-Brasil, tem em sua casa localizada em Haebaru-cho (Okinawa), um local especial. Trata-se do cultivo de 200 mudas de ipê-roxo, uma das árvores que simboliza o Brasil.
Ele tem dois objetivos com esse cultivo. O primeiro é presentear as pessoas que apoiam as atividades de intercâmbio. O segundo é que passará a comercializar as mudas para levantar fundos para a associação.
Apesar da muda ainda ser pequena já mostra que o seu zelo deu frutos. Ou melhor, flores. Nos pequenos vasos as mudas mostram a beleza das flores.
Ele conta que ganhou uma grande quantidade de sementes quando visitou o ex-presidente da associação no ano passado. Já tinha visto ipê-amarelo, mas se encantou com a variedade roxa. Em maio plantou as sementes e as mudas crescem saudáveis. Atualmente estão com 20 a 30cm de altura.
Durante os 50 anos em que trabalhou em uma agência de turismo se empenhou no intercâmbio entre a sua terra natal e o Brasil.
Neste ano em que se comemora os 110 anos de imigração japonesa no Brasil, onde há descendentes de terceira e quarta gerações, ele aponta a importância cada vez maior de aprofundar os laços.
“Desejo que estas flores de ipê-roxo sejam essa ponte para o intercâmbio”, afirmou Yonashiro para o jornal.
Quem se interessar em adquirir muda do ipê-roxo pode ligar para a associação: 098-867-3304 (em japonês).
Fontes: Mainichi e Ryukyu Shinpo Fotos: Pixabay e Ryukyu Shinpo