Alunos do primário de mais de 200 mil classes de 16 mil escolas de dentro e fora do Japão foram os eleitores da grande votação para a escolha dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020.
Pouco depois do meio-dia de quarta-feira (28), na frente de cerca de 550 estudantes de uma escola primária, em Tóquio, foram apresentados os resultados da votação das 3 artes finalistas. A arte A (ア) recebeu 109.041 votos, enquanto a I (イ) 61.423 e a U (ウ) obteve 35.291.
Foi a primeira vez na história mundial que as crianças das escolas primárias escolhem espontaneamente os mascotes. Em jogos olímpicos anteriores sempre teve uma comissão ou a arte era encomendada. “As crianças representam o futuro e são elas que estão à frente, sensíveis aos avanços, por isso, mobilizamos todos os conselhos de educação para que a eleição se tornasse possível”, disse uma representante da comissão.
O autor da arte vencedora é um designer e ilustrador freelancer, Ryo Taniguchi, 43, de Fukuoka, e na coletiva de imprensa declarou que quis avisar a esposa em primeiro lugar, mas ela já tinha visto a transmissão ao vivo. “Se transformar em anime vou ficar muito feliz. A expectativa agora é em relação aos nomes”, comentou o autor. O designer explicou que quis fazer uma arte clean, sem excessos.
Os nomes dos mascotes ainda serão definidos e anunciados pela comissão.
Fontes e imagens: NHK e JNN