Para morar próximo a uma boa estação em Tóquio, como em Shibuya, é preciso abrir mão do espaço para pagar um aluguel mais barato. Tendência entre os jovens que preferem não tomar trens lotados para ir e voltar do trabalho ou faculdade.
O prédio é moderno, bonito por fora e tem até porteiro eletrônico. Só se recebe a visita se destravar a entrada. Tudo é compacto nesse tipo de moradia, a começar pelo hall de entrada. Tem espaço somente para no máximo 3 pares de sapatos.
Tem cozinha conjugada com pia e geladeira. O toalete é instalado em um espaço mais apertado que o convencional. Sem banheira, o espaço para banho só tem chuveiro.
A área útil, que pode ser usada como sala tem menos de 9 metros quadrados ou o equivalente a 3 tatamis, sem guarda-roupas ou closet. E onde a pessoa dorme?
A kitinete tem um loft, com espaço de quase 4 tatamis, suficiente para dormir com conforto, mas não dá para ficar de pé. O loft é instalado sobre a cozinha e os banheiros.
Um dos pontos fracos é que a roupa lavada tem que ser estendida dentro da kitinete, por não ter varanda. Assim, a máquina de lavar roupas fica na sala.
Porém, como ponto forte o inquilino apontou para a reportagem que parou de gastar com coisas sem necessidade. Ou seja, sobra dinheiro.
Aí vem a curiosidade. Quanto se paga por uma kitinete como essa, bem localizada? O aluguel é de 61.500 ienes mensais.
Assista ao vídeo da reportagem para ver como é a vida nesse espaço minúsculo.
https://youtu.be/-6D3m-28L0Q
Fonte e fotos: ANN