Médicos no Japão conduziram uma operação de câncer usando um endoscópio com tecnologia de ultra-alta definição 8K.
A operação foi realizada no Centro Nacional do Câncer em Tóquio em uma mulher com câncer de intestino.
A tecnologia 8K suporta 16 vezes a quantidade de pixels no existente formato de alta definição. O Centro do Câncer, a NHK e outros desenvolveram o instrumento.
Os médicos removeram um tumor enquanto olhavam para duas telas – uma que apresentava uma visão geral e outra imagens parciais ampliadas.
De acordo com médicos, as imagens do endoscópio 8K permitiram a eles observarem pequenas veias que antes eram invisíveis, e os ajudaram a reduzir o sangramento.
Eles também puderam usar objetos cortantes e outros equipamentos porque as imagens claras e mais ampliadas permitiram a eles manterem a ponta do endoscópio distante das partes infectadas do corpo.
A operação é a primeira das 25 que o Centro Nacional do Câncer e outros planejam realizar com o endoscópio 8K até março de 2019.
Eles pretendem solicitar ao governo a aprovação do endoscópio como equipamento médico após confirmar a segurança e eficácia do instrumento.
O cirurgião Shunsuke Tsukamoto do Centro Nacional do Câncer disse após a operação que as imagens eram mais claras do que o esperado e que esse é um grande passo para a melhoria da segurança da cirurgia.
Fonte e imagem: NHK