A Coreia do Norte informou que convocará seu parlamento, a Assembleia Popular Suprema, no dia 11 de abril em Pyongyang, antes das planejadas reuniões de cúpula com a Coreia do Sul e os EUA.
A mídia estatal do país divulgou a notícia nesta quinta-feira (22) como uma decisão feita pelo comitê da assembleia.
A Coreia do Norte decide seu orçamento nacional, revisões legais e mudanças de pessoal em órgãos do estado em uma sessão plenária da assembleia, que é convocada uma ou duas vezes anualmente.
Durante uma sessão em 2012, o Norte atualizou sua Constituição para se declarar uma potência nuclear. Na reunião do ano passado, a Comissão Diplomática foi reintegrada pela primeira vez em 19 anos.
Desde o ano passado, a abertura da assembleia nacional foi programada para coincidir com o dia em que Kim Jong-un se tornou oficialmente o líder do país, há seis anos.
A agenda para a próxima sessão ainda não foi revelada.
Observadores dizem que a liderança do Norte pode enfatizar os esforços para impulsionar a economia enquanto o país marca cinco anos da adoção da política de buscar simultaneamente o desenvolvimento nuclear e econômico. Acredita-se que a liderança esteja visando o 70º aniversário da fundação do país em setembro.
Pyongyang também pode tentar ressaltar sua postura pró-diálogo, em vista da terceira cúpula intercoreana, que poderá ocorrer no final de abril, assim como a primeira cúpula de todos os tempos entre os EUA e a Coreia do Norte, que poderá ser realizada até o final de maio.
Fonte e imagem: NHK