No domingo (25) pela manhã helicópteros dos policiais e bombeiros resgataram todas as 7 pessoas que caíram 300 metros da rota do alpinismo, na cordilheira de Yatsugatake, em Nagano.
O local foi na divisa com a província de Yamanashi. Os sete alpinistas experientes estavam se deslocando de Tachibatake para Amidadake.
Por volta das 8h, um outro alpinista que percebeu o acidente chamou a polícia. As atividades de resgate foram feitas com helicópteros.
Yasuo Kameishi, 48, de Kobe (Hyogo), Kikuko Yamashita, 39, de Quioto (província homônima) e Tsuneo Nakazawa, 63, de Itami (Hyogo) foram encontrados mortos. A causa da morte teria sido por asfixia, por terem ficado soterrados, sob a neve.
Um homem de 47 anos, da província de Osaka, teve fratura na perna direita, em estado grave. Os demais, 2 homens e 1 mulher tiveram lesões consideradas leves.
Segundo depoimento do hospital de Chino (Nagano), para onde foram encaminhados, todos estavam ligados uns aos outros por uma corda, tal qual tem que ser feito para os alpinistas de nível avançado.
O primeiro deles teria escorregado, o que pode ter sido a causa do acidente fatal.
Eles se dirigiam para a montanha Amidadake, de 2.805 metros de altura, e estavam a 2.600 metros quando ocorreu o acidente.
Fontes: ANN, JNN e Sankei Fotos: Sankei