Residentes e entusiastas de trem fizeram uma festa de despedida para a Linha Sanko no sábado (31) enquanto a JR West encerrava as operações na rota ferroviária de 108.1 quilômetros que ligava as províncias de Shimane e Hiroshima.
Essa foi a primeira vez que uma linha ferroviária com mais de 100 quilômetros de extensão em qualquer lugar além de Hokkaido foi eliminada inteiramente desde o lançamento do Japan Railways Group (JR) em abril de 1987, após a divisão e privatização das Ferrovias Nacionais Japonesas.
A West Japan Railway Co construiu a Linha Sanko para ligar a estação de Gotsu em Shimane com a estação de Miyoshi em Hiroshima. Ela entrou em serviço no ano de 1975.
Contudo, a demanda diminuiu continuamente ao longo do tempo até que o uso diário caiu para uma média de 83 pessoas no ano fiscal de 2016, comparada a 458 em 1987. A JR West anunciou a decisão para eliminar a linha em setembro de 2016.
A estação de Uzui na Linha Sanko, que fica em uma ponte em Shimane a cerca de 20 metros de altura e era conhecida como “a estação do céu”, era popular entre os turistas e fãs de trens. Áreas ao redor da estação eram iluminadas durante a noite.
Fonte: Japan Times, Jiji Imagem: Wikimedia