Uma peça de arte única que destaca uma cabine telefônica cheia d’água e dezenas de peixes-dourados será removida da frente de um café na província de Nara após acusação de plágio, disse na quarta-feira (4) um painel local que administra a propriedade.
A cabine telefônica na cidade de Yamatokoriyama “lembra uma de minhas obras”, disse Nobuki Yamamoto, artista de arte moderna de Iwaki (Fukushima), em uma conferência de imprensa realizada em Nara no mesmo dia.
Imagens no Tuíte abaixo mostram a cabine telefônica em Nara:
うひゃーー電話ボックス金魚やで〜〜ー〜(*⁰▿⁰*)✨✨ pic.twitter.com/Lf8ifamXRy
Artigos relacionados...
— 笹都 (@mituyasann) February 4, 2016
Yamatokoriyama é conhecida por sua abundância de locais para criação de peixes-dourados e como uma anfitriã nacional para uma competição em que as pessoas precisam pegar os peixinhos com um tipo de concha, um evento popular em festivais de verão nas comunidades japonesas.
A cabine telefônica inusitada foi instalada no local em 2013. Contudo, Yamamoto disse que criou uma similar no ano de 1998 em Tóquio.
O artista vem protestando desde 2013 e disse que iria considerar uma ação judicial para confirmar que ele tem direito autoral sobre a obra de arte.
A união que administra o prédio na rua onde a cabine telefônica está localizada disse que decidiu remover o objeto em consideração às questões de direitos autorais.
Fonte: Kyodo Imagens: ANN, FNN