Fim de semana: casacos com o frio

O calor de início de verão desta semana vai-se embora, obrigando as pessoas a usarem jaqueta ou casaco. Ainda não é hora de guardar as roupas de inverno.

Durante 3 dias as temperaturas serão de fim de inverno (Pixabay)

A partir de sexta-feira (6) o tempo muda. Boa parte do arquipélago estará coberta de chuva, começando de manhã, de Okinawa a Shikoku. Depois, as nuvens se deslocam para as regiões Kansai e Tokai. Mesmo que tenha intervalos de nuvens alternadas com céu azul, as águas vão cair mais forte à noite.  

Publicidade

Por conta disso, a temperatura máxima ficará na casa dos 20º a 22ºC, mas à noite será preciso usar cobertor ou futon para dormir, pois os termômetros deverão registrar cerca de 13ºC.

Em Hokuriku, além da chuva alternada com céu nublado, deverá ter ventos fortes. Em Kanto será preciso usar guarda-chuva à noite e a região costeira terá ventos fortes.

Em Hokkaido e em alguns locais das províncias do norte há previsão de neve, de sexta a segunda-feira. A previsão é de temperaturas entre 3º a 5ºC nesses locais, obrigando a população a usar casaco.

3 dias de frio

No sábado (7) a zona de baixa pressão se desloca gradualmente para o leste. Quase todo o arquipélago sentirá o vento norte, gelado. A previsão é de temperaturas mais frias que o normal para a época, de sábado a segunda-feira.  

A parte oeste do arquipélago vai amargar temperaturas de inverno. Por isso, em ampla área, de Tokai a Kyushu, a máxima do dia poderá chegar a 15ºC, mas a mínima deverá ficar na casa dos 6ºC. Ela obrigará as pessoas a usar agasalhos mais quentes, de inverno.

A partir de terça-feira (10) a temperatura deverá voltar ao normal, típica de primavera com céu alternado de sol e chuvas ocasionais.

Fonte: Tenki 
Foto: Pixabay

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gigante maré de tempestade poderia deixar um terço de Tóquio embaixo d’água

Publicado em 6 de abril de 2018, em Desastres Naturais

Um terço de Tóquio poderia ficar embaixo d’água se um supertufão atingir a capital e causar marés de tempestade, alerta um novo estudo.

O Governo Metropolitano de Tóquio revelou sua primeira estimativa de vulnerabilidade da capital a danos provocados por ondas de maré relacionadas a tufões (NHK/reprodução)

Cerca de um terço da central de Tóquio poderia ficar embaixo d’água e quatro milhões de pessoas poderiam ser afetadas se um supertufão atingir a capital e causar marés de tempestade, alerta um novo estudo.

Publicidade

O Governo Metropolitano de Tóquio revelou em 30 de março sua primeira estimativa de vulnerabilidade da capital a danos provocados por ondas de maré relacionadas a tufões, enquanto os riscos de danos de tempestade continuam a aumentar globalmente.

O relatório supõe um tufão tão forte como aquele que deixou mais de três mil japoneses mortos ou desaparecidos em 1934, ou um com pressão atmosférica de 910 hectopascais em seu centro e se movimentando a 73Km/h, que cause marés de tempestade e cheias em rios por conta das chuvas intensas e rompimento de diques.

Uma situação tão severa como essa poderia afetar cerca de 3.95 milhões de pessoas na cidade, inundando distritos de negócios e entretenimento, assim como principais estações de trem, de acordo com o estudo.

Tóquio tem uma população de 13.7 milhões.

O relatório também estima que 13.61km² (ou 99%) do distrito de Sumida, 34.15km² (ou 98%), do distrito de Katsushika, e 45.46km² (ou 91%) do distrito de Edogawa seriam inundados em tal situação.

O volume de área que ficaria submerso em mais de 50cm de profundidade por mais de uma semana poderia ser de 84 km², afetando 1.36 milhão de pessoas durante o dia e 1.37 milhão à noite, conforme as marés, segundo o relatório.

Uma maré de tempestade consiste na elevação da água próxima à costa, associada com um sistema de condições climáticas de baixa pressão, geralmente um ciclone tropical.

Com base na estimativa, o Governo Metropolitano de Tóquio disse que planeja atualizar as medidas de evacuação e rever como ele vai disseminar as mensagens de alerta a seus residentes.

Fonte: Japan Times, Jiji, Kyodo
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão