Masazo Nonaka, um japonês de 112 anos de Hokkaido foi reconhecido como o homem mais velho do mundo, informou o World Guinness Records na terça-feira (10).
Nonaka nasceu na vila de Ashoro em 25 de julho de 1905, ano em que Albert Einstein publicou sua teoria da relatividade.
O Guinness vinha tentando confirmar a existência do homem mais velho no mundo após o detentor anterior do título, Yisrael Kritsal, ter morrido em agosto passado aos 113 anos.
Nonaka vive com sua família. Sua esposa, com quem ele teve dois filhos e três filhas, morreu em 1992.
Ao receber um certificado das mãos de uma representante do Guinness em sua casa, Nonaka fez um sinal da vitória com seus dedos e disse “Obrigado”.
Nonaka usa uma cadeira de rodas, mas não precisa de cuidado especial em sua vida diária. Ele lê jornais todas as manhãs e assiste a lutas de sumô e óperas na tevê.
“O êxito de Nonaka é extraordinário – ele pode nos ensinar uma importante lição sobre o valor da vida e como ampliar os limites da longevidade humana”, disse Criag Glenday, editor chefe do Guinness.
O Japão é um dos países de exemplo para longevidade. Nabi Tajima, uma japonesa de 117 anos residente na província de Kagoshima, provavelmente será reconhecida como a mulher mais velha do mundo, após a morte de Viole Brown da Jamaica, a detentora anterior do título, que morreu aos 117 em setembro.
Fonte: Mainichi Imagem: Guinness World Records