Operadores de lojas de conveniência estão focando mais em vender marmitas – bentô – saudáveis e alimentos preparados usando uma variedade de vegetais ou menos aditivos.
Com o aumento de lares em que tanto o homem como a mulher trabalham e idosos que preferem refeições preparadas, as empresas esperam mudar a imagem não saudável do bentô de lojas de conveniência e encorajar as famílias a apreciarem tal refeição sem preocupação.
Mais quantidade de vegetais
Em março, a Seven-Eleven Japan Co. começou a colocar adesivos em produtos que atendem aos padrões de saúde estipulados pela própria empresa, um dos quais incluem o uso de pelo menos metade da quantidade diária recomendada de vegetais.
Atualmente, 10 produtos levam o rótulo, incluindo o onigiri (bolinho de arroz). A unidade da Seven & I Holdings Co. espera acrescentar mais itens, como noodles e pratos quentes, à linha de produtos saudáveis da empresa.
Já a rede Lawson oferece bentôs, noodles e outros produtos com grandes quantidades de vegetais.
A empresa, que é cuidadosa em relação à fonte e frescor dos ingredientes de seus croquetes e de um tipo de peixe frito, também planeja usar temperos mais leves para os itens.
No mês passado, a FamilyMart Co. lançou sanduíches que usam pão feito com farinha integral, que é rica em fibras e vitaminas.
A subsidiária da FamilyMart Uny Holdings Co. também adicionou peito de frango, que tem baixo teor de gordura mas alta concentração de proteína, à linha de frango frito Famichiki.
Até o final deste ano fiscal, a empresa espera dobrar o número de produtos alimentícios saudáveis que ela comercializa.
Sem conservantes e corantes artificiais
Operadores de lojas de conveniência estão encerrando o uso de conservantes e corantes artificiais em bentô e outros produtos.
A Seven-Eleven Japan não usa fermento artificial em seus pães. Já a Lawson parou de usá-lo recentemente.
A FamilyMart parou de usar fosfato, uma substância para suavizar o presunto, em seus sanduíches.
Fonte: Jiji Imagem: Bank Image