Na primavera essas aves migratórias – andorinhas – costumam vir em bandos para o arquipélago japonês. De asas abertas chegam a ter 17cm de comprimento, são elegantes e dóceis.
Por aqui procuram um lugar seguro para construção do ninho e procriação. Antes do frio elas partem de novo para seus países de origem. A maioria que vem para o Japão migra de Taiwan, Filipinas e Malásia.
Para descansarem as cansadas asas, os residentes do bairro Oharai, em Ise (Mie) providenciam placas nos beirais das casas e estabelecimentos comerciais. O povo local acredita que a vinda delas é uma bênção. Afinal, atraem clientes, segundo a crença da lenda.
Segundo levantamento da reportagem da CBC TV ainda não chegou nem a metade do que costuma migrar. Este ano elas vieram cerca de 5 dias mais tarde que no ano anterior.
A população local cuida bem dessas aves e fica na expectativa de ver os filhotes sendo cuidados por seus pais, até o final de junho, quando partem.
Andorinhas: proteção e fertilidade
No Japão, em geral acredita-se que as andorinhas são auspiciosas. Quando elas escolhem a casa ou estabelecimento para fazerem seus ninhos, o local ganha proteção contra os raios e incêndio.
Também, os casais que desejam ter um filho ficam felizes, pois a lenda diz que são aves auspiciosas para a fertilidade.
Assim, são muito bem cuidadas por toda a população que as recebe com respeito e amor.
Se aparecem em sua casa, sinta-se feliz e com sorte!
Fontes e fotos: CBC TV e Suntory