A população do Japão diminuiu pelo sétimo ano consecutivo em 2017, em queda no ritmo mais rápido desde que o governo começou a manter os registros, embora o declínio tenha sido parcialmente compensado por um influxo de residentes estrangeiros.
O número de japoneses teve queda de 372 mil, totalizando 124.64 milhões de pessoas, de acordo com dados divulgados na sexta-feira (13) pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.
Enquanto isso, a população estrangeira aumentou em 145 mil, totalizando 2.05 milhões de pessoas, compensando parcialmente o declínio total, enquanto uma grave escassez de mão de obra continuou a aumentar a demanda por trabalhadores estrangeiros.
Dado o baixo índice de natalidade – os nascimentos anuais em 2016 caíram para menos de um milhão pela primeira vez desde 1899 – a velocidade do declínio na população nativa poderá acelerar.
Enquanto a imigração continue amplamente impopular no Japão, legisladores estão expandindo gradualmente a participação estrangeira no mercado de trabalho.
Recentemente, o Nikkei divulgou que o governo está refletindo sobre um plano para permitir que estagiários/aprendizes estrangeiros permaneçam no país por adicionais cinco anos.
Fonte: Nikkei Imagem: Bank Image