A Hitachi Seisakusho anunciou nesta segunda-feira (16) o início do experimento de exame de urina para detectar se o paciente tem câncer ou não.
Ela encontrou determinadas substâncias que presentes ou não na urina, indicam se o paciente – infantil ou adulto – tem câncer.
Esse tipo de exame, através da urina, torna-se uma facilitação para as instituições médicas, pois não precisam mais depender da coleta de sangue. O paciente coloca a urina coletada em um recipiente e esse material é analisado usando tecnologia de ponta, para detectar se tem câncer, com precisão.
A Hitachi pretende implementar esse tipo de exame o mais rápido possível, até 2020.
No caso de crianças, fica difícil realizar a coleta de sangue, por isso, o exame através da urina será um facilitador para a sociedade.
Pesquisas para detecção do câncer
A Hitachi vem estudando a tecnologia de detecção de câncer usando substâncias contidas na urina há 15 anos. Ela extraiu vários tipos de “biomarcadores”. São marcadores de câncer dentre as milhares de substâncias na urina e a análise detecta a presença ou não da doença.
Durante os 6 meses de implementação do experimento a empresa contará com apoio da Cimic Pharma Science, como responsável pela análise de substâncias. E para a avaliação dos dados de análise trabalhará em cooperação com o hospital afiliado à Faculdade de Medicina da Universidade de Nagoia.
Fontes: Nikkei e ANN Foto: Nikkei