Mais de 50 casos foram confirmados até agora em Okinawa (NHK/reprodução)
Autoridades da saúde no Japão estão pedindo às pessoas que se vacinem contra o sarampo, temendo que um surto na província de Okinawa possa se espalhar para outras partes do país.
Publicidade
A doença altamente contagiosa causa febre, erupções cutâneas e possíveis abortos. Ela pode ser grave em bebês e crianças pequenas.
O surto em Okinawa teve início em março quando um teste feito em um turista de Taiwan deu positivo. Mais de 50 casos foram confirmados até agora.
Um jovem da província de Aichi também testou positivo para a doença após viajar a Okinawa onde ficou por uma semana no início de abril.
Ele também teria frequentado uma escola na província de Saitama por quatro dias após a viagem e retornado para sua cidade, Nagoia, de trem-bala, aumentando as preocupações em relação à disseminação da doença para áreas mais amplas.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, pessoas que receberam duas doses da vacina certamente estarão imunes. Atualmente, a maioria dos japoneses abaixo de 28 anos de idade foram vacinados duas vezes.
O número de pacientes com sarampo no Japão no ano 2000 foi estimado em 200 a 300 mil, mas o número diminuiu drasticamente para 189 no ano passado.
Todos os casos de sarampo confirmados no Japão desde 2012 tiveram origem de outros países.
Fonte e imagem: NHK