Um surto de sarampo em Okinawa no mês de março chegou a Aichi, na ilha principal do Japão, com o total acumulado de pacientes ultrapassando os 100 nas duas províncias.
Um turista de aproximadamente 30 anos de idade que desembarcou em Okinawa em 17 de março foi diagnosticado com sarampo em 20 do mesmo mês. Como o homem havia visitado alguns locais turísticos em Naha, a capital de Okinawa, e outras partes da província, infecções da doença foram confirmadas posteriormente em usuários das instalações visitadas por ele.
Em abril, um paciente com sarampo, que aparentemente contraiu a doença em Okinawa, foi confirmado em Aichi e mais pessoas desenvolveram a doença posteriormente na província central.
Desde 1º de maio, o número total acumulado de pessoas infectadas com sarampo situou-se a 88 em Okinawa e 14 em Aichi. Infecções por sarampo também foram confirmadas em outras províncias.
Após um período latente de cerca de 10 dias, a doença altamente contagiosa causa sintomas parecidos com os da gripe, como febre, tosse e coriza, que podem ser seguidos por erupções cutâneas.
Enquanto os pacientes normalmente se recuperam em 7 a 10 dias após o início dos sintomas, alguns podem desenvolver complicações como pneumonia e inflamação do cérebro.
Fonte: Jiji Imagem: Banco de imagens