A Sumitomo e a Mitsubishi, além de outras empresas japonesas, estão na corrida para expandir seus negócios avícolas enquanto a população no Japão consome mais carne de frango em meio a preços mais baixos e crescente atenção com a alimentação saudável.
A Sumitomo planeja começar a importar a carne da Turquia, enquanto a Mitsubishi começará a processar frango na Tailândia.
O frango se tornou a carne mais consumida no Japão, com a demanda também aumentando em vários lugares no mundo, em parte porque é barata e há poucos tabus religioso contra ela.
A Sumitomo começará a importar frango turco em maio. Ela comprará coxa e peito de frango da processadora turca HasTavuk e venderá em supermercados no Japão. A empresa japonesa disse que os preços da companhia turca são cerca de 20% mais baixos em relação aos produtos nacionais.
A carne de frango vem sendo a mais vendida no Japão desde o ano fiscal de 2012. O consumo anual de frango per capita no ano fiscal de 2016 foi de 13 quilos, um aumento de 20% em comparação à década anterior.
90% da carne de frango importada no Japão vêm do Brasil e da Tailândia
Cerca de 60% do consumo de frango do país é abastecido por produtoras nacionais. Produtos do Brasil e da Tailândia representam 90% da quantidade importada, enquanto as importações chinesas estão atualmente proibidas após um surto de gripe aviária no país. A adição do frango turco ajuda a Sumitomo a diversificar as fontes de suas importações.
A Mitsubishi planeja começar a processar frango na Tailândia em janeiro de 2019 através de um empreendimento conjunto com a processadora de alimentos de Tóquio, a Itoham Yonekyu Holdings e o produtor de comida para animais e de carne Betagro Group.
De acordo com estimativa do Ministério da Agricultura, o consumo global de carne de frango crescerá para 115.7 milhões de toneladas até 2027, alta de 26% em relação à média entre 2014 e 2016.
Fonte: Nikkei Imagem: Banco de Imagens