A aviação comercial permitiu o acesso a cada canto do nosso planeta.
A construção de aeroportos nos destinos mais extremos abriu um mundo de possibilidades para aqueles viajantes que gostam de quebrar recordes e colecionar marcos.
A rede CNN compilou uma lista de alguns dos aeroportos mais extremos em todo o mundo, das alturas do Himalaia ao calor do deserto, de um polo a outro.
O mais ao extremo norte
O posto militar de Alert, no extremo norte da Ilha Ellesmere no território de Nunavut do Canadá, não é somente o assentamento permanentemente habitado no extremo norte do mundo, mas também é lar para o aeroporto mais ao extremo norte da Terra.
Contudo, infelizmente, ele está fora de alcance para o público em geral.
O mais ao extremo sul
Você não pode viajar mais a sul do que para o Jack. F. Paulus Skiway.
Isso porque sua pista de pouso e decolagem, usada pela aeronave de carga C-130 da Força Aérea dos EUA para reabastecer a Estação Polo Sul Amundsen- Scott, está localizada bem no Polo Sul.
Há outras pistas de pouso e decolagem na Antártida, a maioria usada para missões científicas, mas elas também recebem voos fretados turísticos ocasionais.
O que fica no ponto mais alto
Desde sua inauguração em 2013, o Aeroporto Daocheng Yading, na província de Sichuan, na China, detém o título do aeroporto mais alto do mundo.
Na verdade, quatro dos cinco aeroportos mais altos no mundo estão em território chinês.
Sua localização está em um planalto improdutivo a 4.411 metros de altitude, junto com seu terminal contemporâneo que lembra um disco voador.
O que fica no ponto mais baixo
O Mar Morto, em Israel, é o ponto mais baixo na superfície da Terra.
Consequentemente, o Aeroporto Bar Yehuda, localizado em sua costa, a 378 metros abaixo do nível do mar, é o mais baixo do mundo.
Contudo, esse aeroporto não tem nenhum serviço aéreo regular.
O mais isolado
Apesar de sua distância, as esculturas de pedra únicas da Ilha da Páscoa, as Moai, garantem um fluxo constante de visitantes no Aeroporto Internacional de Mataveri.
Esse é o aeroporto mais remoto do mundo: a distância dele até o Aeroporto Totegegie no oeste, na Polinésia Francesa é de 2.603 quilômetros. A ilha principal chilena é ainda mais longe, na direção leste: 3.759 quilômetros para chegar ao Aeroporto de Santiago.
O mais quente
Nos últimos anos, o Oriente Médio vem sendo uma região superquente para a indústria da aviação e não somente metaforicamente.
Em junho de 2017 foi reportado que o Aeroporto Internacional de Ahvaz, no sudeste do Irã, havia registrado uma temperatura recorde de 54 graus Celsius. Se verificado, isso corresponderia à temperatura mais quente já registrada na Terra nos tempos modernos: leituras de 54 graus Celsius em Mitribah, no Kuwait em julho de 2016, e em Death Valley, na Califórnia em junho de 2013.
O mais frio
Bem no interior da Sibéria, a vila de Oymyakon, em Iacútia, na Rússia, tem a reputação de ser o local mais frio na Terra, com temperaturas recordes que alcançaram os 67.7 graus Celsius negativos.
Não é de se surpreender, então, que a capital regional de Yakutsk afirma ter o aeroporto mais frio do mundo, com as temperaturas média de inverno ficando na casa dos 39 graus Celsius negativos.
O maior
Comparar aeroportos pela área de superfície pode ser um negócio complicado, visto que não há maneira padrão para contar a área ocupada pelo aeroporto, sua infraestrutura auxiliar ou mesmo as reservas de terra para futuro desenvolvimento.
O Aeroporto Internacional de King Fahd, na Arábia Saudita, afirma um total de 78.000 hectares, que o colocaria em primeiro lugar com uma margem ampla. No entanto, a área que realmente se desenvolveu pra usos do aeroporto é apenas uma fração desse total: 3.675 hectares.
Isso colocaria o Aeroporto Internacional de Denver no primeiro lugar, com 13.726 hectares. Como referência, o Heathrow de Londres, o aeroporto mais movimentado da Europa, ocupa 1.227 hectares.
O mais alto
Geralmente, o ponto mais alto de qualquer aeroporto é a torre de controle aéreo.
Com uma altura de 133.8 metros, a Tower West no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur é a torre de controle mais alta do mundo.
Suficiente para garantir a ele a posição na lista do aeroporto mais alto do mundo.
A pista mais curta
Embora seja difícil escolher o menor aeroporto no mundo, a competição para a pista de pouso e decolagem mais curta do mundo tem um ganhador claro.
O Aeroporto Juancho E. Yrausquin na bela ilha de Saba, nas Antilhas Holandesas, tem a pista de pouso e decolagem mais curta que suporta operações comerciais regulares, com cerca de 390 metros de extensão.
O aeroporto foi construído no único espaço plano na ilha vulcânica e os pilotos precisam ter um certificado especial para pousar nesse aeroporto.
A pista mais longa
Com 5,5km de extensão, o Qamdo Bamda Airport, na Região Autônoma do Tibet da China, detém o recorde de ser a pista pavimentada mais longa em uso no mundo.
A pista longa é uma exigência ditada pela necessidade de compensar a redução na performance de motor e elevação que a aeronave sofre quando decola e pousa a altitudes muito altas.
Até a inauguração do Aeroporto de Daeong Yading, o Qamdo Bamda também era o aeroporto no ponto mais alto no mundo, a 4.334 metros de altitude.
Fonte: CNN Travel