Lava do vulcão Kilauea chega ao Oceano Pacífico e cria outro perigo

O Kilauea, no Havaí, um dos vulcões mais ativos do mundo, destruiu dezenas de casas e fez com que milhares de residentes deixassem seus lares.

Lava do vulcão destruiu dezenas de casas (Paradise Helicopters via CNN)

Primeiro foi a lava catastrófica. Então, o dióxido de enxofre. Agora os residentes do Havaí têm outra ameaça com que se preocupar.

Publicidade

A “laze” – integração das palavras “lava” e “haze” (névoa) – é um produto ruim formado quando a lava atinge o oceano, enviando ácido clorídrico e partículas de vidro vulcânicas no ar.

E agora se trata de uma ameaça real após a lava ter atravessado a rodovia 137 na noite de sábado (19) e entrado no Oceano Pacífico, disse o HVO – Observatório Vulcânico Havaiano.

A laze pode causar irritações nos pulmões, olhos e pele. Em 2000, a laze matou duas pessoas quando um fluxo de lava atingiu a costa, e até uma fina camada de fumaça pode irritar os olhos e pulmões, dificultando a respiração, disse o Serviço Geológico dos EUA.

Oficiais estão alertando as pessoas a ficarem longe de áreas onde a lava se encontra com o oceano. Contudo, os residentes têm outros problemas.

O HVO também reportou que as emissões de dióxido de enxofre triplicaram.

Mais erupções, mais terremotos

O vulcão Kilauea entrou em erupção pelo menos duas vezes no último final de semana – em um ponto lançando uma nuvem de cinzas que chegou a 3 mil metros de altura.

Lava ganha velocidade

Rios em chamas de rocha fundida já destruíram pelo menos 40 estruturas. Contudo, novos fluxos de lava saindo de fissuras espalham mais perigo.

“A consistência da lava está mudando”, disse a meteorologista Allison Chinchar à CNN. “Agora ela está mole e isso é o que permite a ela se mover mais rápido”.

O vulcão fez com que quase 20 fissuras se abrissem na superfície da Terra – eliminando fontes de lava e dióxido de enxofre perigoso.

E algumas “fissuras se recusam a morrer”.

“Uma porção de fissuras antigas se reativaram e se juntaram nos últimos dias”, disse Scott McLean, de Pahoa, à CNN. “A lava está jorrando como uma fonte, alimentando fluxos de lava que agora atingiram o oceano”.

Fonte e imagem: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro tenta suicídio no Centro de Imigração

Publicado em 21 de maio de 2018, em Comunidade

Em abril deste ano foi um indiano, desta vez um brasileiro tenta tirar a própria vida no local onde ficam os detentos para serem deportados.

Centro de Imigração, em Ibaraki, onde o brasileiro foi encontrado morto (Toyo Keizai)

Segundo o jornal Tokushima Shimbun, um brasileiro, na faixa dos 40 anos, tentou suicídio dentro do banheiro onde tem chuveiro, no Centro de Imigração do Leste do Japão. O anúncio foi feito pela Organização de Apoio aos Detidos, nesta sexta-feira (25).

Publicidade

Foi encontrado às 13h10 de 15 de maio, terça-feira, no banheiro. Foi socorrido e salvo da tentativa. A organização lamentou o fato e também relembrou que em 14 de abril um indiano cometeu suicídio.

Este foi o segundo caso envolvendo brasileiro. Anteriormente um tirou a vida dentro do Centro de Imigração do Leste do Japão, em Ushiku (Ibararaki). Leia sobre essa matéria tocando aqui.

Nesse centro ficam detidos os estrangeiros que estão em situação irregular na Imigração. Muitos deles são os que ficaram ilegais por terem o visto de refugiado negado. Outros, por não terem conseguido renovar o visto de residência por algum motivo.

Imagem ilustrativa do banheiro do centro (Departamento de Imigração)

Lá esperam pelo dia em que serão deportados e, em muitos casos, podem ficar anos em situação como a dos presidiários.

O centro de imigração informou que intensificará a vigilância e a atenção aos internos.

Fonte: Tokushima Shimbun
Fotos: Toyo Keizai e Imigração 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão