O ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, demonstrou sua intenção de usar o livre comércio para fortalecer ainda mais as relações com os países da América Latina.
Em um discurso realizado no Brasil no domingo (20), Kono disse que é necessário construir uma ordem econômica internacional adequada para a região Ásia-Pacífico no século 21.
Ele disse que o Japão precisa aumentar ainda mais suas relações com as nações das Américas Central e do Sul em meio à emergência de políticas econômicas de protecionismo.
Kono expressou sua intenção de promover o livre comércio através de medidas, como a implementação antecipada da Parceria Transpacífico. O quadro envolve o Japão e outros 10 países.
O ministro japonês também mencionou a Coreia do Norte. Ele frisou a necessidade de realizar resoluções de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas para manter pressão sobre Pyongyang.
Kono disse que é necessário pressionar o Norte para abolir completamente seus arsenais nucleares e todas as outras armas de destruição em massa, assim como mísseis balísticos de qualquer alcance.
No início do dia, o ministro visitou a Japan House São Paulo, que serve como centro da cultura japonesa no Brasil.
Representantes do Ministério de Relações Exteriores do Japão disseram que quase 750 mil pessoas passaram pela instalação desde sua inauguração em abril do ano passado, cinco vezes mais do que a meta original.
Fonte e imagem: NHK