A cidade de Nagoia está com 32 funcionários do Departamento de Saúde e Bem-Estar infectados com a tuberculose. Desse grupo 6 desenvolveram a doença e estão sob tratamento médico.
De acordo com as informações divulgadas na segunda-feira (21), um dos funcionários apresentou sintomas de tosse e febre em novembro do ano passado. Na ocasião, o diagnóstico não apontou anormalidade. No entanto, em 18 de abril foi diagnosticado com tuberculose e se encontra internado.
Não se sabe qual foi a fonte da infecção.
Tão logo soube do diagnóstico, a chefia encaminhou todos os 98 funcionários públicos para exames. Foram constatadas 26 pessoas com infecção, sem desenvolvimento da doença. Porém 5 foram encaminhados para tratamento da tuberculose.
No Japão o índice de desenvolvimento da doença após ser confirmado com o bacilo é de 10%. É possível evitar o desenvolvimento da doença fazendo tratamento adequado.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse seca. Com mais de 3 semanas com esse sintoma a pessoa deve ser investigada. Outros sintomas são febre, fadiga e emagrecimento.
A melhor forma de prevenir a tuberculose em crianças é tomando a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin).
Fontes: Nagoya TV e Chunichi
Fotos: Flickr