O Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte estabeleceu um novo procedimento para as empresas de transporte, a vigorar a partir de 1.º de junho deste ano. Instituiu a obrigatoriedade do exame do sono antes dos motoristas assumirem o volante, nas companhias de táxi, ônibus e transporte.
O motorista deverá ser proibido de dirigir quando for detectada a privação do sono. Ela tem sido a causa de sucessivos acidentes causados por dirigirem e cochilarem ao volante.
De acordo com o regulamento atual, as empresas deverão checar se os motoristas estão bem de saúde, se não ingeriram bebida alcoólica e se não estão com fadiga. O ministério agregou ao checking o exame do sono.
Caso a empresa libere o motorista sonolento para dirigir estará sujeita à punição com suspensão da atividade comercial.
Em relação aos motoristas, o novo regulamento prevê que quando estiver sonolento deverá comunicar a empresa e não dirigir.
Apesar do ministério saber que é difícil avaliar a questão do sono, pois cada indivíduo tem limitações diferentes, espera que as empresas realizem a confirmação para garantir segurança para os motoristas.
Fonte: Sankei Foto: Flickr