O verão é tão esperado pelas pessoas mas pode ser terrível para algumas por causa da coceira (Pixabay)
O sol está ficando mais forte e a temperatura sobe rapidamente. Algumas pessoas sofrem de problemas de pele devido ao suor.
Publicidade
A coceira causada pela transpiração, e embora seja muitas vezes considerada brotoeja, pode ser outra irritação. Ela pode atingir crianças, adultos e idosos. Trata-se da alergia ao suor, segundo a dermatologista Mika Muto, do Tama Garden Clinic, em entrevista para o jornal Sankei.
“Exposição ao calor, exercício físico intenso, produtos de higiene, tecidos sintéticos e roupas apertadas podem agravar os sintomas da alergia ao suor”, explica o site da Rexona do Brasil.
Alterações no pH da pele e também pessoas com a pele mais seca são mais propensas. A alergia pode aparecer nas axilas, nas mamas, na virilha, na parte de trás dos joelhos ou entre as pernas. São os locais onde há atrito da pele, casada com a transpiração.
Como conter a coceira
Segundo a médica, evitar a transpiração é um risco. Por isso, usar roupas mais folgadas e com tecidos feitos de fibras naturais como algodão e linho ajudam. É importante manter a pele hidratada usando produto adequado.
O banho frio é indicado, mas se está em algum lugar que não possa se banhar na hora da coceira, a recomendação é molhar uma toalha limpa, com água fria e aplicar no local.
Os produtos chamados de 保冷剤 hooreizai, em japonês, que são os ice pack ou gel pack, de tamanho pequeno ajudam. Basta embrulhá-los em um lenço limpo e aplicar no local. Com o gelado a sensação da coceira diminui. A recomendação é não coçar usando as unhas. Em geral, a alergia se vai com o tempo.
Se apresentar brotoejas e essas se intensificarem a recomendação é procurar um dermatologista.
Produtos que ajudam se colocados na bolsa: gel pack ou ice pack
Fonte: Sankei
Fotos: Pixabay e divulgação