Apesar da previsão de dia ensolarado em ampla área no domingo (3), poderá ocorrer a formação de dois tufões. A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ anunciou que o ovo sobre o Mar do Sul da China deverá mudar para tufão número 4 dentro das próximas 24 horas. Mas, mesmo que se transformar em tufão não deverá atingir o Japão.
Na quinta-feira (7) é esperada a formação do tufão número 5, esse sim, requer atenção.
Antes dele, na quarta-feira (6) a previsão é de que as regiões de Kansai, Tokai e Kanto entrem na estação das chuvas, chamada de tsuyu em japonês.
Portanto, na quarta e quinta-feira da próxima semana será preciso usar guarda-chuva. A AMJ informa que poderá ocorrer raios, além de ampla área da costa do Oceano Pacífico ficar sob rajadas de ventos.
No passado, em 19 de junho de 2012, o tufão de número 4 cobriu a província de Wakayama. Depois, mantendo a energia se deslocou para o leste de Aichi. Junto com a entrada na estação das chuvas, o tufão causou inundação em Hyogo e danos em Shizuoka.
A cada 6 anos, em média, formam-se tufões em junho. Desde 1951 já foram registradas 11 formações, por isso, é preciso ficar atento ao movimento desse de número 5.
Fontes: ANN e Tenki
Imagem: Tenki