Um petroleiro convertido, que agora é classificado como um dos maiores hospitais flutuantes do mundo, fez sua primeira parada em Tóquio no dia 15 de junho.
O Naval Hospital Ship Mercy dos EUA, que atracou no Oi Marine Products Wharf no distrito de Ota (Tóquio), é equipado com cerca de mil leitos, 12 salas de operações, uma unidade de cuidados intensivos e equipamento de tomografia computadorizada.
Sua principal missão é fornecer cuidados médicos para tropas de combate feridas em ação. Ele foi enviado ao Golfo Pérsico em 1990 antes do início do combate militar no Iraque.
O navio pode transportar um máximo de 1.300 pessoas, incluindo equipe médica.
O governo japonês convidou o Mercy ao país a fim de ter uma melhor compreensão de maneiras para fornecer cuidados médicos de emergência durante desastres naturais.
O Mercy mede 272 metros da popa à proa e tem um deslocamento de 69.360 toneladas quando está com carga completa.
Remodelado a partir de um petroleiro e entregue à Marinha dos EUA como um navio-hospital em 1986, ele participou de um exercício militar conjunto com a Força Marítima de Autodefesa do Japão em 14 de junho na Base Naval de Yokosuka, na província de Kanagawa.
O exercício foi realizado para simular um grande número de acidentes no navio, a fim de vivenciar tratamento médico de emergência após um desastre natural.
Residentes locais escolhidos por sorteio puderam ter uma visão rara do navio em 16 de junho.
Veja o vídeo do Mercy:
Fonte: Asahi Imagem: Wikimedia