Um indonésio morreu quando o caixão de sua mãe caiu de uma torre funerária e o esmagou durante um culto nas ilhas Celebes (Sulawesi), na Indonésia, informou a polícia no domingo (17).
Samen Kondorura, de 40 anos, morreu na sexta-feira (15) quando carregadores perderam o passo no momento em que subiam com o caixão através de uma escada feita de bambu no vale de Pariding, no distrito North Toraja, disse a polícia local.
O caixão caiu enquanto o grupo o erguia até uma lakkian, uma torre ornamentada onde a pessoa falecida é colocada antes da elaboração de rituais funerários tradicionais.
“Enquanto o caixão da mãe estava sendo erguido até a lakkian, repentinamente a escada se deslocou e desabou, o caixão caiu e atingiu a vítima”, disse Julianto Sirait, comissário principal da polícia de Tana Toraja à AFP.
O vídeo da cena, que viralizou, mostra a escada deslizando enquanto o ataúde é erguido em direção à torre, fazendo com que o homem caísse a vários metros ao chão onde ele foi atingido pelo caixão.
Pessoas foram ajudar o homem, que morreu no hospital posteriormente. Outras pessoas ficaram feridas.
Sirait disse que o acidente ocorreu porque a escada não foi reforçada de forma apropriada. O corpo de Kondorura está agora descansando ao lado do de sua mãe, frisou.
Quando torajanos morrem, residentes locais elaboram funerais que podem durar dias e envolvem música, dança e sacrifício de búfalos-asiáticos.
Fonte: The Telegraph Imagem: YouTube/KabarNews