Uma loja de artigos de papelaria na cidade de Sagamihara (Kanagawa) está se voltando para a questão das pessoas canhotas que precisam se adaptar a produtos desenvolvidos para uma maioria esmagadora de destros.
Sob o Projeto Lefty 21, iniciado por Hiroo Urakami no ano passado, 10 empresas, incluindo as fabricantes de artigos de papelaria Zebra e Plus, assim como a de itens para cozinha Nonoji, compartilham experiências para desenvolver produtos voltados aos canhotos, que contam por cerca de 10% da população.
As empresas estão se unindo nos preparativos para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020, quando muitos canhotos de todo o mundo poderão visitar o Japão.
Urakami, de 42 anos, presidente da empresa de artigos de papelaria Kikuya Urakami Shoji, disse que outro objetivo é promover a compreensão mútua entre os destros e os canhotos.
“Gostaria que os destros experimentassem ferramentas destinadas aos canhotos para compreender o quão difícil é para eles se virarem com produtos desenvolvidos para os que usam a mão direita”, disse ele.
Em 2016, a Zebra comercializou a caneta esferográfica Sarasa Dry. O produto construiu um seguimento online, principalmente entre os canhotos, ajudando a vender cerca de 6 milhões dessas canetas.
Quando um canhoto escreve da esquerda para a direita usando uma caneta com tinta à base de água, a mão borra o que acaba de ser escrito. Como resultado, as mãos e cadernos geralmente ficam manchados.
A tinta a base de água da caneta citada seca rapidamente, permitindo aos canhotos escreverem sem se preocuparem em ficar com as mãos sujas.
Dentre os mais de 100 itens disponíveis na Kikuya Urakami Shoji está uma faca com sua lâmina no lado oposto, uma régua em que os números são organizados na ordem ascendente da direita para a esquerda, assim como um bule de chá e um saca-rolhas.
A Kikuya Urakami Shoji ficou famosa na internet como uma loja que oferece todos os tipos de artigos para canhotos.
Fonte: Asahi Imagens: Asahi, banco de imagens