O presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que suspende a separação de crianças de seus pais que estão detidos após atravessar a fronteira dos EUA ilegalmente.
Trump disse na quarta-feira (20) que as famílias deveriam ficar juntas, frisando, “temos compaixão”.
A administração de Trump tem estado sob fogo por sua política de imigração, que foi descrita como “desumana” por alguns críticos.
Cerca de 2 mil crianças da América Central teriam sido separadas de seus pais e outros responsáveis ao longo de um período de seis semanas até o final de maio. Como as crianças nãos podem ser presas, elas são levadas para centros improvisados do governo.
A mídia dos EUA divulgou que famílias imigrantes agora ficarão juntas em instalações de detenção enquanto os pais são julgados.
Entretanto, Trump salientou que a política de fronteira de “tolerância zero” contra todas as chegadas irregulares continuará. . Ele disse que a fronteira é dura, frisando que do contrário o país vai será dominado por milhões de pessoas.
Observadores dizem que a política de imigração de Trump, juntamente com seus esforços para construir uma muralha ao longo da fronteira com o México, continuará sendo um foco de debate na preparação para a eleição de meio mandato (midterm election) em novembro.
Fonte e imagem: NHK