O Monte Shinmoe (Shinmoedake), no sudoeste do Japão, entrou em erupção explosivamente nesta sexta-feira (22) após erupções similares em 5 de abril, informou a AMJ- Agência Meteorológica do Japão.
A montanha com elevação de 1.421 metros, que se estende pelas províncias de Kagoshima e Miyazaki, entrou em erupção às 9h09, lançando cinzas e coluna de fumaça a 2.600 metros de altura, com rochas vulcânicas sendo expelidas a uma distância de 1,1Km da cratera, disse a AMJ.
Autoridades locais disseram que não houve relatos de feridos ou danos a casas até o momento. A erupção não afetou voos nos aeroportos de Miyazaki e Kagoshima.
A AMJ manteve o nível 3 de alerta, de uma escala que vai até 5, e limita o acesso ao vulcão. A agência também alertou sobre rochas que podem ser lançadas em áreas dentro de 3Km da cratera e fluxos piroclásticos dentro de um raio de 2Km.
A montanha continuou com atividade vulcânica, principalmente desde a erupção de 6 de março, que foi a primeira erupção explosiva em sete anos. Mais de 100 terremotos vulcânicos foram registrados entre o último domingo e a terça-feira.
O vulcão no Shinmoedake está entre os cerca de 50 em todo o Japão que são monitorados constantemente.
Fonte: Kyodo Imagem: NHK