Time de futebol formado por 12 crianças e adolescentes e treinador desapareceram na caverna em 23 de junho (ANN)
Pais aflitos fizeram uma cerimônia de orações na terça-feira (26) no lado de fora de uma caverna inundada no norte da Tailândia onde 12 jovens de um time de futebol e seu treinador estão presos há dias, enquanto mergulhadores de resgate do exército carregando alimentos retomaram as buscas.
Publicidade
Centenas de pessoas foram mobilizadas para encontrar o grupo que entrou na Caverna Tham Luang no último sábado (23) e ficou preso quando fortes chuvas inundaram a entrada principal.
Parentes acamparam no lado de fora caverna para realizar rituais, fazendo oferendas e orações para o retorno seguro das crianças.
Dentre os que aguardavam no lado de fora estavam três outros colegas de time que desistiram da expedição na caverna após a prática do futebol porque seus pais queriam que eles voltassem para casa, divulgou a mídia.
Acredita-se que os jovens entre 11 e 16 anos tenham recuado quando chuvas inundaram a caverna que tem vários quilômetros de extensão.
A equipe de resgate encontrou bicicletas, chuteiras e mochilas na entrada do local na segunda-feira (25) e mergulhadores disseram que avistaram pegadas em uma das câmaras da caverna.
A polícia e soldados foram enviados a pé, enquanto uma equipe aérea também foi mobilizada para ver se há uma outra entrada na caverna.
Mergulhadores da marinha equipados com tanques de oxigênio e alimentos entraram na caverna na província de Chiang Rai.
Equipes de resgate foram enviadas para iluminar o interior da caverna e drenar a água do local, enquanto um robô submarino seria despachado para investigar a área.
A previsão era de mais chuva para terça-feira, o que poderia interromper os esforços de resgate.
A caverna Tham Luang não é muito popular entre os turistas estrangeiros devido a sua localização remota, mas atrai residentes locais que reverenciam pequenas estátuas de Buda em seu interior.
Esse não é o primeiro acidente em cavernas no país. Seis turistas estrangeiros e dois guias tailandeses morreram em 2007 quando eles foram arrastados por inundações repentinas em uma caverna no parque nacional de Khao Sok no sul da Tailândia.
Fonte: Straitstimes
Imagem: ANN