Neste ano, o Japão lançará um conselho público-privado para discutir sobre o uso prático de carros voadores, com a meta de trazer mais empresas fora da indústria automobilística para se juntar ao empenho, disse o porta-voz superior do governo na segunda-feira (2).
Dado o lento desenvolvimento de tais veículos entre as fabricantes nacionais, o secretário-chefe do Gabinete Yoshihide Suga disse em uma conferência de imprensa que o governo visa “pedir a novos jogadores que se juntem” ao campo.
Abrandar o congestionamento no tráfego e atuação em caso de desastres naturais
Carros voadores, os quais incluem aqueles que decolam e pousam verticalmente ou operam sem condutores, poderão ajudar a abrandar congestionamentos no tráfego em áreas urbanas.
Enquanto start-ups e grupos de engenheiros estejam envolvidos no desenvolvimento de tecnologias para eventual produção de tais veículos, pouco progresso foi feito para legislação sobre sua segurança.
O governo, segundo Suga, espera que os carros voadores também atuem em áreas montanhosas e ilhas remotas, assim como no caso de desastres naturais.
O conselho, que envolve o Ministério da Economia, Comércio e Indústria, assim como o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do lado público, também vai esboçar uma mapa de estradas, frisou.
Demonstração de carros voadores durante as olimpíadas
No Japão, a Cartivator, um grupo de voluntários que trabalha nas indústrias automobilística e de aviação, visa exibir os veículos voadores durante cerimônias de abertura das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Fora do Japão, a fabricante de aeronaves com sede na França, a Airbus, testou em janeiro um veículo voador que comporta uma pessoa, enquanto a Uber Technologies dos EUA revelou um plano para colocar tais carros em uso prático até o ano 2023.
Fonte: Japan Today Imagem: CNN