A descoberta do time de futebol desaparecido – fraco, mas vivo após nove dias em uma caverna inundada no norte da Tailândia – levou a cenas de celebração em todo o país no final da noite de segunda-feira (2).
Contudo, até a manhã de terça-feira (3), aquelas cenas de alegria deram caminho a preocupações, com o foco mudado para como a equipe de resgate tiraria os meninos e seu técnico de forma segura do fundo da caverna.
Agora que eles foram localizados, estão seguros?
Ainda não. O time de futebol Wild Boar e seu técnico foram avaliados e parecem ter sofrido apenas ferimentos leves, de acordo com a Thai Navy SEALs (Unidade de Assalto de Demolição Subaquática da Marinha Real da Tailândia).
Kamolroj Ekwattanakij, oficial de comunicação da unidade, disse à CNN que mergulhadores também levaram comida, principalmente carne de porco grelhada, arroz e leite, ao time de futebol.
Contudo, enquanto as famílias celebram do lado de fora, autoridades alertaram que o perigo ainda não passou.
O grupo continua preso a cerca de dois quilômetros da entrada da caverna em algum lugar entre 800 metros e um quilômetro abaixo da superfície, de acordo com uma nota do Conselho Britânico de Resgate em Cavernas.
A outra questão imediata é o risco do nível da água continuar aumentando. Os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, foram encontrados em um declive pequeno coberto de lama, rodeado por água em uma câmara apertada e completamente escura.
A Tailândia está no meio da temporada de monção e enquanto a segunda-feira foi relativamente seca, as chuvas voltaram no dia seguinte. Bombas enormes estão sendo usadas para drenar o complexo de cavernas, mas qualquer aguaceiro pode atrasar potencialmente as tentativas de libertar a equipe.
Mergulhadores experientes contornaram canais apertados e inundados para chegar ao time durante nove dias. Passar por esse terreno é difícil, que também é completamente escuro e pode envolver lutar contra águas turvas e com fluxo veloz em algumas áreas,
“Todas as opções viáveis para o resgate dos garotos e do técnico estão sendo consideradas”, disse Bill Whitehouse, vice-presidente do Conselho Britânico de Resgate em Cavernas
Um possível método de extração que está sendo explorado é fazer com que os membros do time mergulhem – mas isso é uma das estratégias menos aconselháveis.
Especialistas alertaram que qualquer tentativa de atravessar passagens confinadas será repleta de dificuldades e potenciais complicações, principalmente se as crianças não souberem nadar.
Por que estão sendo enviados alimentos equivalentes a 4 meses?
O capitão Akanad Surawan, chefe da Marinha Real Tailandesa, disse que as autoridades vão abastecer o time com quatro meses de alimentos. A referência de Surawan para quatros meses foi interpretada como um sinal potencial que as autoridades estão considerando aguardar até o final da temporada das chuvas em outubro.
Mas libertar o time até que o tempo melhore “pode não ser uma boa opção” com base no tipo poroso de rocha encontrado na rede de cavernas, de acordo com Tim Taylor, um explorador oceânico experiente e especialista em robótica submarina.
“É uma esponja gigante, então se o nível da água aumentar em qualquer lugar afetará o sistema todo da caverna, explicou Taylor.
“Você não precisa saber nadar para mergulhar. O equipamento faz o trabalho para você – você precisa apenas estar confortável para superar o medo e aprender. Isso é o que vai ser difícil ensinar”, disse Taylor.
“Não é impossível, não vai ser feito em um único dia. Eu imagino que eles vão levar algum tempo para treinar esses garotos”, frisou.
Fonte e imagem: CNN