De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ a chuva histórica deve continuar no fim de semana. Durante as 24h, até 7h de sábado (7) a previsão é de 400mm de índice pluviométrico em Shikoku, 300mm em Nagano, região Tokai e norte de Kyushu, 250mm nas regiões de Kinki, Chugoku e sul de Kyushu, também de 200mm em Hokuriku, Kagoshima e ilha Amami.
A AMJ pede que a população fique atenta aos alertas de cada prefeitura ou bairro sobre os riscos de deslizamento, enchente e inundação.
Recomenda ainda analisar cuidadosamente as circunstâncias e avaliar as ações para aumentar a própria segurança.
Vítimas e danos
Por volta das 21h de quinta-feira (5) ocorreu um deslizamento sobre uma estrada em Takayama (Gifu). Três veículos foram envolvidos mas as pessoas não se feriram. Por conta do desastre natural a via expressa Chubu-Junkan está com o trecho Hida Kiyomi a Takayama Nishi interrompido até o término da obra de remoção dos sedimentos.
Na cidade de Konan (Kochi) os bombeiros informaram que um carro foi levado pela correnteza, por volta das 5h desta sexta-feira (6). Está sendo realizada a busca para salvar o motorista.
Por volta das 21h de quinta-feira familiares pediram socorro para encontrar uma mulher que estava dirigindo e não voltou. Na manhã de sexta-feira seu carro foi encontrado, porém, a motorista ainda não foi localizada.
Um homem foi levado pela correnteza do rio em Akitakata (Hiroshima). Os bombeiros estão procurando por ele.
Em Quioto a situação é grave. O Rio Katsura transbordou na noite de quinta-feira, inundando a área próxima. A dona de um estabelecimento comercial disse para a JNN que levará um mês para restabelecer.
Até a manhã desta sexta-feira foi constatada uma vítima fatal por causa da chuva extremamente pesada e histórica, em Hyogo.
Desabrigados
Até as 7h desta sexta-feira, em 8 províncias, mais de 160 mil pessoas receberam ordem de evacuação de suas casas pelo risco de algum desastre.
- Quioto: 61.444 famílias, 147.612 pessoas
- Osaka, 7.301 domicílios, 16.980 pessoas
- Kochi, 989 famílias, 2.203 pessoas
- Nagano, 849 domicílios, 1.816 pessoas
- Gifu, 288 famílias, 764 pessoas
- Hyogo, 226 casas, 438 pessoas
- Nara, 6 famílias, 20 pessoas
- Okayama: 1 família, 4 pessoas
Em Aki (Kochi) a cheia do rio homônimo inundou casas por volta das 3h desta sexta-feira. Em 11 domicílios 24 pessoas tiveram que subir no telhado esperando pelo socorro. Os bombeiros começaram a passar de casa em casa a partir da madrugada.
Na cidade de Sakaide (Kagawa) uma casa foi atingida pelo deslizamento, mas os 3 residentes se salvaram e se encontram no abrigo da prefeitura.
Fontes: NHK, Tokai TV, Asahi e FNN
Fotos: