Mergulhadores estão se preparando para retomar uma operação de alto risco para retirar os últimos cinco membros de um grupo que ficou preso em um vasto sistema de caverna no norte da Tailândia no mês passado.
A saúde dos quatro garotos e do técnico de futebol é boa, visto que eles estão prontos para serem guiados através de passagens inundadas estreitas do complexo.
Oito garotos foram retirados da caverna nos últimos dois dias.
A operação dentro da caverna Tham Luang atraiu atenção global.
O grupo, um jovem time de futebol, ficou preso em 23 de junho após fortes chuvas terem causado a inundação na caverna. Eles foram encontrados posteriormente por mergulhadores.
Como eles estão sendo resgatados?
Uma equipe de 90 mergulhadores especialistas – 40 da Tailândia e 50 do exterior – vem trabalhando no sistema de caverna.
Eles vêm guiando os garotos através de passagens escuras e submersas na direção da boca do sistema de caverna Tham Luang.
O percurso de ida e volta até local onde os garotos estão tem sido uma viagem exaustiva, mesmo para os experientes mergulhadores.
O processo inclui uma mistura de caminhada, escalada e mergulho juntamente com cordas de guia já em curso.
Usando máscaras que permitem respirar tanto pelo nariz como pela boca – que são mais fáceis para mergulhadores novatos do que os tradicionais respiradores – cada garoto está sendo acompanhado por dois mergulhadores, que também carregam seu tanque de oxigênio.
A parte mais difícil está na metade do caminho em um trecho chamado de “T-Junction”, que é tão estreito que os mergulhadores precisam tirar seus tanques de ar para passar.
Indo além, uma caverna – chamada de Câmara 3 – foi transformada em uma base avançada para mergulhadores.
Nessa base, os garotos podem descansar antes de fazer a última e mais fácil caminhada até a entrada. Eles então são levados ao hospital na província de Chiang Rai.
Fonte: CNN Imagem: NHK