Um cacho de uvas de mesa premium foi vendido por 1,1 milhão de ienes ($9.910) nesta terça-feira (10) no primeiro leilão realizado no mercado atacadista de Kanazawa, na província de Ishikawa, um pouco menos que o recorde de 1,11 milhões de ienes registrado no ano passado.
No Japão é de costume para os lançadores leiloarem a primeira colheita de certos produtos alimentícios a um preço maior que o de mercado.
Os produtos então são usados para exibição, vendidos normalmente a um valor normal ou servidos gratuitamente às pessoas.
A operadora da rede de supermercados Yamanari Shoji, situada na província de Ishikawa, arrematou as mais recentes uvas da variedade Ruby Roman após um atacadista ter feito um lance bem-sucedido para o cacho, que estava entre o lote de 36 leiloados no mercado.
O mais recente lance marca o 4º ano consecutivo que o preço ultrapassou a marca de um milhão.
A variedade Ruby Roman, desenvolvida pelo governo da província de Ishikawa ao longo de um período de 14 anos, é conhecida pelo seu alto teor de açúcar e algumas das uvas têm o tamanho de bolas de golfe, de acordo com uma cooperativa agrícola local.
A cooperativa espera que 26.000 cachos sejam despachados neste ano.
Fonte e imagem: Kyodo