A temporada de escalada ao Monte Fuji entrou totalmente em curso na terça-feira (10) com três trilhas na província de Shizuoka sendo abertas ao público.
A trilha para o monte de 3.667 metros de altura do lado da província de Yamanashi foi aberta para o público no início deste mês. No ano passado, 284 mil alpinistas escalaram o Fuji-san. As trilhas fecham em 10 de setembro.
Embora não seja obrigatório, solicita-se aos alpinistas que paguem um valor de mil ienes por pessoa a fim de ajudar a manter a preservação da montanha, que foi designada como Local de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2013.
Cerca de 112 mil pessoas passaram pelas rotas de Shizuoka no ano passado, com o valor coletado no local totalizando cerca de 52 milhões de ienes, de acordo com representantes da província.
O aumento no número de alpinistas causou preocupações ambientais em relação à montanha, a qual não teve sucesso em ser registrada como local de patrimônio natural, em parte, por causa do descarte ilegal de lixo.
Ao invés disso, o monte foi registrado como patrimônio cultural pelo seu significado como objeto de veneração e várias representações em obras de arte.
Fonte: Japan Times, Kyodo Imagem: Wikimedia, banco de imagens